A cinco meses da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os planos de segurança da competição foram roubados. Estavam numa mochila num comboio.
Um Engenheiro da Câmara Municipal tinha deixado a sua mochila com o computador profissional e dois cartões de memória USB contendo os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de Paris, na bagageira por cima do seu assento no interior de um comboio na Gare du Nord.
O homem de 56 anos apercebeu-se do roubo na altura em que se preparava para mudar de comboio, uma vez que aquele onde se encontrava estava atrasado, revela o canal de televisão francês BFMTV.
Após se ter apercebido do furto, o engenheiro apresentou queixa na esquadra da Gare du Nord nesta segunda-feira à noite, 26 de Fevereiro.
Nessa altura, informou as autoridades que o computador e os cartões USB continham “dados sensíveis”, nomeadamente os planos de segurança da polícia municipal para os Jogos Olímpicos.
Foi aberto um inquérito que deverá passar pela análise das câmaras de video-vigilância da Gare du Nord, onde decorreu o furto.
Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 16 de Julho a 11 de Agosto. A segurança do evento vai envolver dois mil polícias municipais e cerca de 35 mil elementos integrados no corpo de segurança.
Paris tem sido alvo de vários ataques terroristas, nomeadamente em 2015, no Teatro Bataclan, quando extremistas islâmicos invadiram o local, matando 130 pessoas.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Deixe um comentário