O atleta Yusuf Dikec protagonizou um dos momentos mais caricatos dos Jogos Olímpicos, até ao momento, ao ganhar uma medalha com uma frieza estranha, na prova de pistola de ar de 10 metros.
Yusuf Dikec está a ficar famoso, não só por ter vencido uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos, mas principalmente por tê-lo feito de uma forma peculiar.
Primeiro, fê-lo com uma mão no bolso; segundo, fê-lo sem óculos especializados; terceiro, fê-lo sem a habitual proteção para os ouvidos; quarto, fê-lo com um olhar “descomprometido”.
Essa postura descontraída do atleta turco espantou os espetadores, mas foi o suficiente para levar para a Turquia a primeira medalha de sempre no tiro olímpico.
Como escreve a Associated Press (AP), a frieza de Yusuf Dikec está a ser comparada com a de um “assassino profissional”.
Olimpiyat tarihinin en karizmatik olaylarından biri; Astsubay Kıdemli Başçavuş Yusuf Dikeç…
Hiçbir teçhizatı olmadan, bir eli cebinde atış yaparak Olimpiyat gümüş madalyasını Türkiye’ye getirdi.
Tabancasında ise Ay yıldızımız… pic.twitter.com/VmSkfN67UG
— Batuhan Çolak (@batuhancolak33) July 31, 2024
Ainda assim, a mão no bolso não foi o que mais espantou. A sua colega de equipa Ilayda Sevval também adotou essa postura – mas com as proteções devidas.
No terceiro parágrafo diz-se “sem a proteção habitual”, porque, segundo a AP, na realidade, Yusuf Dikec tinha pequenos tampões não visíveis nos ouvidos, para evitar distrações.
A falta de óculos especializados foi, de facto, a coisa mais estranha. Esse tipo de óculos são uma grande ajuda para os atiradores, uma vez que obscurecem a visão de um olho para os ajudar a fazer mira. Além disso, há óculos com lentes coloridas para ajudar a combater o brilho
No entanto, os atiradores têm alguma liberdade na forma como se vestem para a competição. Yusuf Dikec escolheu ir mais leve – e a Internet não perdoou, nas sátiras.
No lens, no headphones, just vibes 😳 Turkey’s Yusuf Dikeç wins silver and fan’s hearts 🤩#Olympics #PARIS2024 pic.twitter.com/zok4qWjZvF
— Eurosport (@eurosport) August 1, 2024
— Não Intendo (@blognaointendo) August 1, 2024
Estes foram os quintos Jogos Olímpicos consecutivos de Yusuf Dikec, de 51 anos.
O ouro da prova de equipas mistas de pistola de ar de 10 metros foi para os sérvios Mikec e Zorana Arunovic. Manu Bhaker e Sarabjot Singh, da Índia, ganharam o bronze.
[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário