No dia em que Simone Biles falhou em duas provas, e em que Rebeca Andrade chegou ao topo, um pequeno vídeo tornou-se notícia.
É uma das notícias do dia, ou mesmo a maior novidade do dia nos Jogos Olímpicos Paris 2024: Simone Biles participou em duas finais nesta segunda-feira e não venceu nenhuma.
Na primeira final, na trave, a ginasta dos EUA falhou na sua prova, ao cair do aparelho. Ficou-se pelo 5.º lugar.
Estava caminho aberto para Rebeca Andrade, a outra grande figura da ginástica feminina actual, mas a brasileira também cometeu alguns deslizes e ficou no 4.º posto.
A medalha de ouro, surpreendentemente, foi para a italiana Alice D’Amato. A chinesa Zhou Yaquin conseguiu a medalha de prata (já lá vamos) e a também italiana Manila Esposito ficou com o bronze.
Na segunda final, Simone Biles ficou perto de mais um título olímpico, não cometeu falhas tão evidentes, mas Rebeca Andrade foi melhor.
A brasileira foi a vencedora na final de solo, conseguindo a segunda medalha de ouro olímpica no seu currículo. Biles foi segunda classificada e Jordan Chiles (EUA) terceira.
Vídeo suspeito
Pouco depois da final da trave, começou a circular um vídeo suspeito em relação à chefe das juízas dessa final.
A juíza chinesa Qiurui Zhou foi filmada a ir ter com a compatriota Zhou Yaquin, segunda classificada, para tirar fotografia à medalha de prata.
Essa mulher chinesa de camisa branca, segurando a medalha de prata conquistada pela China, fotografando-a, é a árbitra chefe da prova de trave.
Isso aconteceu agora há pouco no ginásio de aquecimento. pic.twitter.com/nwan8m4484
— Demétrio Vecchioli (@Olhar_Olimpico) August 5, 2024
Revoltante. O COB precisa fazer alguma coisa pic.twitter.com/R0pow29KW7
— Luciano Vincler (@LucianoVincler) August 5, 2024
Claro que isso não aconteceu perante o público. Verificou-se nos bastidores, mas foi partilhado pelo brasileiro Demétrio Vecchioli, autor do blog Olhar Olímpico.
O assunto está a espalhar-se pelo Brasil. Os brasileiros, que queriam Rebeca Andrade no pódio (4.ª classificada), destacam um desequilíbrio evidente – quase caía – que a ginasta chinesa protagonizou na sua sequência; mesmo assim, ficou com a medalha de prata, muito por causa da dificuldade elevada do seu esquema.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário