Trio leonino em mão cheia de “sangue novo”: os 25 convocados de Portugal para a Liga das Nações

O selecionador português de futebol, Roberto Martínez.

Muitas surpresas nos convocados. Três “meninos” novos e o adeus a dois veteranos sem a companhia de Cancelo, Danilo, Otávio, Conceição e Gonçalo Ramos. Finalmente chegou “o momento certo” para dois leões portugueses.

Roberto Martínez anunciou esta sexta-feira os 25 convocados para os dois jogos da Liga das Nações, com cinco surpresas num lote de seis novidades em relação ao Euro 2024.

O guarda-redes Rui Silva surge na lista no lugar de Rui Patrício, juntando-se ao portista Diogo Costa e a José Sá nas opções para a baliza lusa.

A defesa vai estar sem Pepe pela primeira vez em muito tempo, depois de o central ter anunciado o fim da carreira.

“Começámos um novo ciclo, um ciclo para preparar o próximo Campeonato do Mundo. A Liga das Nações é o primeiro passo, é um passo importante”, afirmou Roberto Martínez, na conferência de imprensa de divulgação da lista dos convocados para a estreia na Liga das Nações, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

“É importante ter mais jogadores com competitividade. É importante, nesta fase, ter sangue novo”, reforçou: este é o “momento para utilizar mais jogadores”.

O “sangue novo”

Renato Veiga, defesa central de 21 anos que chegou esta época ao Chelsea, e Tiago Santos, lateral direito de 22 anos que pertence aos quadros dos franceses do Lille, são novidades no eixo defensivo.

Os jovens entram em detrimento de Danilo Pereira e João Cancelo, que não foram chamados pelo selecionador espanhol. Tal como Patrício, ficaram de fora devido a terem falhado a pré-temporada com os respetivos clubes

No meio-campo, a grande novidade é (finalmente) Pedro Gonçalves, que há muito espreitava um lugar na Seleção Nacional depois de quatro grandes épocas pelo Sporting e um arranque fortíssimo esta temporada — em 4 jogos fez 4 golos e 3 assistências. “Foi o momento certo” para o chamar, disse Martínez.

De fora fica Otávio, que já falhou o europeu por lesão.

Na frente de ataque, a novidade são outros dois leões Geovany Quenda e Francisco Trincão, que entram no lote de 25 para ocupara as vagas dos lesionados Gonçalo Ramos e Francisco Conceição.

O Quenda é um novo talento a acompanhar, é um jogador que vive do desequilíbrio. Fez um Europeu de sub-17 muito bom. Gostámos do que fez na pré-época e é um jogador que pode ser interessante ver neste estágio e a forma como vai entrar num patamar internacional”, explicou o técnico de 50 anos.

Os 25 convocados de Martínez

Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva.

Defesas: Rúben Dias, Gonçalo Inácio, António Silva, Renato Veiga, Diogo Dalot, Nelson Semedo, Nuno Mendes e Tiago Santos.

Médios: Rúben Neves, João Palhinha, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Pedro Gonçalves.

Avançados: Geovany Quenda, João Félix, Pedro Neto, Francisco Trincão, Rafael Leão, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Portugal recebe a Croácia a 5 de setembro no arranque da quarta edição da Liga das Nações, no Estádio da Luz. Três dias depois, defronta a Escócia também na casa do Benfica à mesma hora (19h45).

[sc name=”assina” by=”Tomás Guimarães, ZAP” url=”” source=”” ]


Comentários

Um comentário a “Trio leonino em mão cheia de “sangue novo”: os 25 convocados de Portugal para a Liga das Nações”

  1. Fora Ronaldo, fora Manolo….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *