Portugal estreou-se no Mundial feminino de futebol. O resultado não foi o mais favorável, mas, na memória, fica uma boa exibição das craques portuguesas.
Portugal perdeu 1-0, contra os Países Baixos, mas “o resultado não compromete o objetivo”, disse Francisco Neto, o selecionador nacional, no final do jogo.
Foi apenas o primeiro jogo da história da seleção feminina em mundiais de futebol.
Alinharam por Portugal: Inês Pereira, Catarina Amado, Fátima Pinto, Diana Gomes, Carole Costa, Ana Borges, Tatiana Pinto, Dolores Silva, Andreia Norton, Jéssica Silva e Diana Silva; e entraram ainda Kika Nazareth, Lúcia Alves, Telma Encarnação e Andreia Jacinto.
Foi na sequência de um lance de bola parada que os Países Baixos conseguiram passar para a frente do marcador, aos 13 minutos, por intermédio de Stefanie van der Gragt.
O lance ainda esteve sob análise do VAR, durante dois minutos, mas acabou por ser validado, pela árbitra da partida.
“A número 6 não interfere na jogada.”
O golo validado aos Países Baixos, com a árbitra a explicar a decisão tomada no VAR aos espectadores. pic.twitter.com/UFbUsWpnFe
— B24 (@B24PT) July 23, 2023
Depois do golo, as ‘Navegadoras’ lutaram e tentaram contrariar a superioridade das vice-campeãs mundiais. Poderá ter faltado algum atrevimento – fruto da “ansiedade”, que, no final do jogo, Jéssica Silva considerou “normal, por serem estreantes”.
“Mas, na segunda parte, toda a gente viu e a qualidade de Portugal e conseguimos metê-las [às neerlandesas] a jogar no meio-campo delas”, acrescentou a número 10 da seleção nacional, que foi também protagonista ainda antes do apito inicial, pela forma “emocionada” como, tal como as suas companheiras, cantou o hino nacional.
Um dia que ficará para a história
A emoção do hino pic.twitter.com/OyQKviCtbi
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 23, 2023
“É um jogo que quer dizer muita coisa, quer dizer uma carreira, quer dizer muita luta e sacrifício. Cada uma com a sua história, escrevemos um livro incrível“, explicou a atacante.
O jogo inaugural da seleção feminina foi em Dunedin, na Nova Zelândia, onde também esteve António Costa.
Aos jornalistas, o primeiro-ministro fez uma análise ao resultado final e considerou que o “jogo demonstrou que Portugal está no Mundial com mérito. Desejávamos que o resultado fosse outro, mas este é só o primeiro de três jogos”, rematou.
Portugal volta a jogar na quinta-feira, contra o Vietname, em Hamilton, quando forem 8h30 em Portugal.
O outro jogo do grupo, desta jornada, realizou-se ontem, com a vitória dos Estados Unidos – a atual campeã mundial – sobre a seleção vietnamita, por 3-0.
EUA e Países Baixos estão, assim, na liderança do Grupo E.
[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário