Cristiano Ronaldo diz que o futebol português está “um circo” e já considera a liga árabe melhor do que a portuguesa. Apesar dos golos ‘nas arábias’, Ronaldo não está nomeado para a Bola de Ouro 2023, pela primeira vez desde 2004.
Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, no estágio da seleção nacional de futebol, em Oeiras, Cristiano Ronaldo disse que tudo o que tem acontecido no futebol português é “um circo”.
“Não me surpreende sinceramente. Polémica há em todos campeonatos, mas em Portugal tem havido muita polémica. É mau (…) Aqui, a liga está a ser tratada um pouco como um circo”, disse o capitão da seleção masculina.
“Há pouco abri um jornal desportivo e as primeiras três notícias de futebol não eram sobre futebol. Faz-nos pensar e dizer que afinal o mais importante é uma má notícia“, lamentou.
“Acaba por ser um circo o que tem acontecido nos últimos tempos”, reforçou.
“A liga árabe é melhor que a portuguesa”
Mais uma vez, Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade para promover a liga da Arábia Saudita, onde atualmente compete.
O craque português lamentou que a liga portuguesa não seja “top” e não prevê que, nos próximos tempos, possa vir a sê-lo: “Gostava que a liga fosse de top, mas não vai ser nem é (…) Achava que podia entrar no top 4 ou 5, mas assim não acredito. Acredito que a liga árabe é melhor do que a portuguesa“, acrescentou.
Ronaldo justificou dizendo que na Arábia “não há tanto barulho e que a qualidade dos nomes é muito melhor” – naquilo que é um evidente contraste com a liga portuguesa, que envolve mais paixão (e emoção) e menos dinheiro (e investimento).
“Toda gente pensava que era maluquinho”
Na conferência de imprensa, Ronaldo insistiu na promoção da liga saudita, demonstrando-se orgulhoso por ter sido pioneiro na ida para a Arábia.
“Toda gente pensava que era maluquinho. Pois, o maluquinho já não é tão maluquinho agora. Agora, já é normal jogar na liga árabe”, considerou o português.
“Eu sabia que isto ia acontecer e fico contente por estar a ajudar a mudar uma cultura. Quero que a liga árabe continue a evoluir nos próximos anos para ser liga top”, acrescentou.
À quinta jornada do campeonato, Ronaldo é o melhor marcador da “Premier League” Saudita, com seis golos apontados pelo Al Nassr.
Só que…
Os brilharetes de Ronaldo na Arábia Saudita não foram suficientes para o craque português estar entre os 30 melhores futebolistas do Mundo, em 2023.
Pela primeira desde 2004, Ronaldo não está nomeado para a Bola de Ouro – prémio individual que CR7 já venceu cinco vezes.
Os únicos portugueses que constam na lista de nomeados são Bernardo Silva e Rúben Dias, destacados pela conquista do treble: Liga dos Campeões, Premier League (a verdadeira) e a FA Cup.
É o segundo ano que a lista tem uma ausência “de peso”. No ano passado, Messi não teve lugar, entre os 30 melhores do Mundo. Este ano, o argentino está de volta e é um dos principais candidatos a vencer o prémio da France Football.
Quem ficou de fora desta vez, 19 anos depois, foi Cristiano Ronaldo… que é “só” o jogador com mais nomeações (18) em toda a história.
Em relação à lista de 2022, dos portugueses nomeados, só Bernardo Silva se manteve. Além de Cristiano Ronaldo, saltaram fora Rafael Leão e João Cancelo.
CR7 mantém o foco e “pensa em grande”
Na conferência de impressa, o capitão da seleção reafirmou o objetivo de marcar presença no Euro 2024, na Alemanha.
“Quero mais e enquanto jogar quero continuar a pensar grande. Estou feliz, as coisas têm corrido bem, tenho feito golos e quero continuar. Sinto-me útil”, afirmou.
Quando questionado sobre a possibilidade de marcar presença Mundial 2026, nos EUA, Canadá e México, Ronaldo disse que nos últimos dois anos apenas se tem preocupado em “viver o momento” e não pensar a longo prazo.
“Eu já aprendi que tudo pode acontecer. Estou a desfrutar do presente. Sinto-me bem. Agora, ambiciono ir ao Europeu e depois tudo o resto veremos. Agora, quero é aproveitar o momento”, sublinhou.
Portugal pode ficar praticamente apurado
Portugal entra em campo esta sexta-feira, às 19h45 (de Lisboa), para defrontar a seleção eslovaca, em Bratislava.
A seleção das Quinas lidera o grupo J, com 12 pontos, após quatro vitórias em quatro jogos.
Na segunda-feira, já em território nacional, Portugal vai receber o Luxemburgo, no Estádio do Algarve, à mesma hora.
“Sabemos que se ganharmos à Eslováquia e depois ao Luxemburgo ficamos praticamente apurados. Vamos ter um jogo difícil [frente à Eslováquia]. Os jogos fora são sempre os mais complicados. Mas, a equipa está bem, está confiante”, garantiu o capitão.
A Eslováquia está em segundo lugar do grupo, com dez pontos e o Luxemburgo em terceiro, com sete. Apenas os primeiros classificados se apuram diretamente para o Campeonato da Europa do próximo verão.
[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário