Não há nenhuma seleção como Portugal na primeira fase da competição — e isso é bom presságio. História contra a Chéquia é feliz e tem Ronaldo como um dos protagonistas.
Chegou o dia. Portugal estreia-se esta terça-feira no Euro 2024 frente à Chéquia, no arranque do Grupo F, na esperança de manter o estatuto de rainha da fase de grupos.
Portugal é a única das 24 seleções presentes no Campeonato da Europa que passou sempre a fase de grupos. Uma das três vezes em que ficou pelo caminho mais cedo, em 2020, foi por culpa de… Roberto Martínez.
A Seleção Nacional só jogou um jogo nas eliminatórias em 1996, 2008 e 2020. Em 1996 foi eliminada cedo por nada mais nada menos que a República Checa; em 2008 foi afastada pela finalista Alemanha, por 3-2, e em 2020 foi a Bélgica, comandada pelo atual selecionador de Portugal Roberto Martínez, que tramou as cinco quinas (1-0).
História é amiga de Portugal
Os Navegadores entram em ação na 17.ª edição do Euro pelas 21h00 locais (20:00 horas de Lisboa) na Red Bull Arena, em Leipzig, na Alemanha, naquele que será o quarto duelo frente aos checos em fases finais do campeonato europeu.
Em nove participações da seleção das quinas, a oitava consecutiva — não esteve presente nos Euros 1988 e 1992— são quatro vitórias em jornadas de estreia (3-0 à Hungria no Euro2020, 2-0 à Turquia no Euro2008 e 3-2 a Inglaterra no Euro2000).
Em três jogos frente à Chéquia no Campeonato da Europa, duas vitórias para Portugal e uma para os checos.
O primeiro duelo foi em 1996, nos quartos-de-final. Karel Poborsky fez um chapéu sobre Vítor Baía para carimbar a passagem da Chéquia, em Inglaterra. Portugal nunca mais deixaria acontecer o mesmo.
No Euro 2008 a seleção nacional venceu a Chéquia por 3-1, na fase de grupos, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma, que saltou do banco e em dez minutos fechou definitivamente o marcador.
Já no Euro 2012, jogado na Ucrânia e Polónia, Portugal venceu pela margem mínima (1-0), nos quartos-de-final.
E o golo foi marcado por quem? Cristiano Ronaldo, que mergulhou de cabeça para colocar a bola no fundo das redes de Petr Cech.
O “menino de ouro” habituou-nos ao seu pé quente frente a esta seleção e espera, esta terça-feira, repetir a história. Se não o fizer, que ao menos assista um colega, para se tornar no jogador com mais assistências em Europeus ao destronar a lenda checa Poborsky, que já provocou o madeirense: “Ronaldo será um dos elos mais fracos de Portugal” no Euro 2024, disse à agência de notícias checa CTK.
Fora dos Campeonatos da Europa, Portugal só defrontou a Chéquia duas vezes, ambas na Liga das Nações de 2022/23. Duas vitórias limpas para Portugal, sem golos sofridos (0-4 e 2-0).
Quem é esta Chéquia?
Agora, Portugal enfrenta uma Chéquia refrescada, comandada por um novo selecionador, Ivan Hasek.
A Chéquia chega ao Euro 2024 com quatro vitórias, três empates e uma derrota.
As estrelas da equipa são claramente o médio-defensivo Tomas Soucek, o mais internacional, e o melhor marcador na equipa, o ponta-de-lança Patrik Schick. O médio acompanha muitas vezes a equipa no ataque para tentar fazer golo, numa equipa onde os laterais têm boa parte do trabalho ofensivo — foi a equipa que mais cruzamentos fez na qualificação para o Euro.
A primeira adversária de Portugal é, no entanto, uma das maiores incógnitas. Tanto joga num 3-4-1-2 ou 3-4-3 com bola, como também já se apresentou com uma linha de quatro defesas.
A fraqueza está lá atrás. A Chéquia sofre golos em quase todos os jogos — tem quatro jogos sem sofrer em 15 jogos, e os jogos em que não sofreu foram contra a Moldávia e Ilhas de Faroé, seleções muito abaixo do nível das equipas presentes no Euro 2024.
Depois da Chéquia, no próximo sábado, 22, a Seleção tem encontro marcado frente à Turquia pelas 17h00, em Dortmund. Geórgia é o último adversário das cinco quinas na fase de grupos, no dia 26, em Gelsenkirchen.
Os 26 estão todos disponíveis para ir a jogo.
No palco da estreia do #EURO2024! Estamos prontos #PartilhaAPaixão
https://t.co/pd3wABjChz pic.twitter.com/LWz2WbV4VE
— Portugal (@selecaoportugal) June 17, 2024
[sc name=”assina” by=”Tomás Guimarães, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário