Foi uma vitória de sofrimento conseguida aos 92 minutos, graças ao miúdo Francisco Conceição que saiu do banco para salvar a honra de Portugal. Apontada como uma das favoritas, a Selecção mostrou frente à Chéquia, na estreia no Euro 2024, que precisa de um pouco mais para continuar a sonhar.
Numa noite de muita chuva, Portugal não teve o brilho esperado diante de uma Chéquia que não revelou ter argumentos para derrotar o futebol português.
Apesar disso, foram os checos a abrir o marcador, num remate colocado de Lukas Provod à entrada da área. Um golo contra-corrente com a equipa das quinas a dominar por completo o jogo, mas sem grande eficácia ofensiva.
De resto, o golo do empate foi um auto-golo dos checos, confirmando a incapacidade lusa para marcar – nem Cristiano Ronaldo resolveu, desta vez, apesar de ter tido uma outra oportunidade para marcar.
O nó só se desfez aos 92 minutos de jogo com Francisco Conceição, acabado de sair do banco, a marcar o 2-1 final.
O golo da vitória lusa passou por três suplentes – Gonçalo Inácio, Pedro Neto e Conceição – e acabou por salvar a “honra” de Roberto Martínez, cujas escolhas iniciais não convenceram.
Bernardo Silva “nunca aparece para Portugal”
Na equipa portuguesa, Vitinha foi o melhor e foi eleito o Homem do Jogo. Entre os piores, destacam-se Bruno Fernandes e Bernardo Silva que pareceram desaparecidos em certas alturas do jogo.
Não é a primeira vez que os dois craques lusos se apresentam na Selecção abaixo daquilo que costumam dar no Manchester United e no Manchester City, respectivamente.
Mas Bernardo Silva que é considerado um dos melhores jogadores da Selecção Portuguesa, é quem merece mais críticas dos adeptos. Há quem se diga “farto” de o ver na Selecção. “Não tem jogado absolutamente nada, nem parece o mesmo jogador do City”, aponta um adepto no X.
“Nunca aparece por Portugal”, acrescenta outro. “Joga como o velho Iniesta de 40 anos quando passou pelo Japão”, refere outro adepto na mesma rede social.
E há quem peça Pedro Neto, ou Francisco Conceição, a jogar no seu lugar no onze inicial das quinas.
Por outro lado, alguns adeptos notam a coincidência de outros jogadores do City terem tido performances abaixo do esperado neste Europeu, como são os casos de Foden (Inglaterra) e De Bruyne (Bélgica) – é a falta do “sistema de Pep [Guardiola]”, concluem.
Golo de Chico Conceição na história dos Europeus
Na imprensa internacional, destaca-se o golo de Conceição, com o espanhol Mundo Deportivo a apontar que o “‘Filhíssimo’ salva Portugal”, notando que o extremo do FC Porto é “sempre olhado por ser filho de Sérgio Conceição”.
“Quase ao cair do pano apareceu o mais pequeno da classe, o filho de Conceição, o ‘filhíssimo’, sempre perseguido pelo seu apelido, para marcar o golo que salvou Portugal de um começo duro, ingrato”, escreve também o AS, outro desportivo espanhol.
Já o Daily Mail fala de Conceição como o “super suplente”, realçando que “poupa Cristiano Ronaldo e companhia da vergonha com um golo nos descontos”. “A idade tirou a genialidade a Cristiano Ronaldo, mas ele lutou até ao fim”, escreve-se também no jornal britânico.
Francisco Conceição e Cristiano Ronaldo… QUE DUPLA 🤩 pic.twitter.com/z2wF6ipFj9
— FC Porto da Depressão 🔥🐲 (@porto_depre) June 18, 2024
Este golo salvador de Francisco Conceição entra para a história dos Europeus depois de o pai, Sérgio Conceição, também ter marcado no Euro 2000 enquanto internacional português.
Os Conceição tornam-se, assim, na segunda dupla de pai e filho a marcar em Europeus depois dos italianos Enrico Chiesa (1996) e Federico Chiesa (2020).
Sem palavras!
Obrigado Portugueses, seguimos juntos 🙏🏼🇵🇹 pic.twitter.com/KYysa4tu7x— Francisco Conceição (@FConceicao7) June 19, 2024
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Deixe um comentário