Depois de Pepe, Filipa Martins

A ginasta Filipa Martins

Tal como Pepe, Filipa Martins é um dos maiores exemplos de longevidade no desporto português. Depois do futebolista, foi a vez de Filipa Martins anunciar o fim a carreira. A ginasta vai agora terminar o mestrado e dedicar-se ao treino.

Tal como Ronaldo, Pepe ou Fernando Pimenta, Filipa Martins é um dos maiores exemplos de longevidade do passado recente do desporto português.

É certo que a atleta portuguesa apenas tem 28 anos, mas no mundo da ginástica já é uma veterana.

Não é qualquer ginasta que consegue chegar a esta idade e apresentar-se ao mais alto nível, como fez Filipa Martins.

Para se ter uma noção, nos Jogos Olímpicos Paris 2024, Filipa Martins foi a segunda ginasta mais velha (em 24), da inédita final do concurso completo (all-around) de ginástica artística.

Este domingo, a ginasta portuense anunciou o fim da carreira.

Há que saber quando parar e acho que não podia ter sido em melhor altura”, escreveu a atleta no Instagram, decifrando que vai continuar ligada ao mundo da ginástica, enquanto treinadora.

Numa publicação, na mesma rede social, Filipa Martins assumiu que “agora é hora de novas aventuras e planear um futuro lindo”. “Chegou ao fim uma das mais lindas fases da minha vida. Uma linda história desportiva”, pode ler-se.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Filipa Martins | Athlete | OLY (@filipamartins_official)

Filipa Martins é considerada a melhor ginasta portuguesa de sempre.

Em 2021, a atleta criou e introduziu um novo elemento técnico – o “Martins” – no código de pontuação internacional de ginástica.

Este foi um movimento treinado em segredo durante 9 meses por Filipa Martins, que representava o Acro Clube da Maia.

Em mais uma prova de perseverança e longevidade Filipa Martins participou (entre lesões) em três Jogos Olímpicos – Rio 2016, Tóquio 2021 e Paris 2024.

Já o tinha feito em Tóquio, com a melhor classificação olímpica portuguesa de sempre no concurso all-around (37.ª) – mas em Paris, Filipa Martins elevou ainda mais a fasquia, tornando-se a primeira ginasta portuguesa a disputar uma final olímpica all-around.

Aspira agora grandes conquistas enquanto treinadora, mas, para já, Filipa Martins está a terminar o mestrado na Faculdade de Desporto na Universidade do Porto.

[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *